A Prefeitura apóia a 9ª Caminhada Ecológica do João Jiló, evento já tradicional em Bom Despacho na sexta-feira da Paixão.
A saída acontece na Praça da Matriz, dia 29 de março, às 6 horas da manhã. O trajeto segue por estradas rurais e passa por diversos locais do município, num total de 21 km.
Mesmo com trajeto equivalente a meia maratona, a Caminhada do João Jiló pode ser acompanhada sem dificuldade pela maioria das pessoas, pois é feita num ritmo muito tranqüilo. Sua duração é de aproximadamente 6 horas.
A participação na Caminhada é livre. Quem quiser usar a camiseta criada para o evento pela designer Manoela Camisasca paga taxa de adesão de 25 reais. Com isso ela terá direito à camiseta personalizada, lanche, água no percurso e medalha de participação.
As inscrições devem ser feitas com Rafaela pelo telefone 8413.8250 ou pelo e-mail faelafzk@yahoo.com.br
Como surgiu a Caminhada do João Jiló
A Caminhada Ecológica do João Jiló surgiu por acaso.
Na Semana Santa de 2005 um grupo de pessoas da família Cabral decidiu fazer um passeio pelo mato na sexta-feira da Paixão.
Durante o trajeto, os participantes encontraram dificuldades e custaram a achar o caminho. Além disso, um deles ainda teve de carregar o cachorro no colo durante muitos quilômetros, pois o animal não estava acostumado com o esforço.
Diante dos revezes, um dos integrantes acabou lembrando-se da história infantil de João Jiló, o caçador que ignorou todos os conselhos e teimou em caçar na sexta-feira da Paixão.
No conto, tudo deu errado para João Jiló. No fim, de tanto insistir, ele acertou um galo. João Jiló atirava e o galo gritava: “dói, dói, dói, João Jiló”. Quando tentou cozinhar o galo, o bicho saiu voando e gritando: “dói, dói, dói, João Jiló”. O galo voou até a cúpula da torre da igreja e lá pousou, onde está até hoje.