Este ano, em Bom Despacho foram registrados 57 incidentes com escorpiões. E, ao contrário do que muita gente pensa, inseticidas não são eficientes para eliminá-los. Estes aracnídeos possuem um sistema respiratório capaz de identificar estes venenos.
“Quando o escorpião percebe o cheiro do inseticida, ele fica ali, no abrigo dele, escondido. E aí quando passa o efeito do veneno, ele sai do local para procurar alimento”, destaca o gerente de epidemiologias, Fernando Junior.
Além disso, os escorpiões também podem ficar por grandes períodos sem alimento e água. E é aí que mora o perigo. “A pessoa se descuida por achar que não há risco. Mas na verdade, o animal pode estar escondido esperando uma oportunidade para sair e caçar”, completa Júnior.
Então, como combater o escorpião? Elimine restos de construção e entulho; feche frestas, buracos, aberturas, tubos abertos; elimine montes de folhas; limpe sempre armários e guarda-roupas e para isso use luvas e calçados fechados; combata animais que atraem escorpiões, como baratas; não deixe cobertores arrastando no chão; sempre bata roupas e confira calçados antes de usá-los.