Pressionado pela crise financeira, o SESC decidiu encerrar suas atividades em 15 cidades. Bom Despacho é uma delas. Mas aqui, diferentemente das demais, a Prefeitura está agindo para evitar que a decisão cause prejuízos aos cidadãos que frequentam o local. Para isto, o Prefeito está em negociações avançadas para que o imóvel seja repassado à Prefeitura.
Para que não haja interrupção, ou para que esta seja a mínima possível, os secretários e suas equipes estão desenvolvendo intensos trabalhos no sentido de assumir a administração do local até a virada do ano de 2019 para 2020. Neste primeiro momento estão particularmente envolvidas as secretarias de Educação, de Esportes, de Saúde, de Cultura e de Ação Social.
Hoje, Bom Despacho já ocupa posição de destaque em atividades culturais e esportivas. Tanto que, nos últimos anos, o município tem estado na cabeça da lista do ICMS esportivo e cultural. Portanto, é apenas natural que o local seja usado para aumentar mais ainda este sucesso.
Na área esportiva e social, logo após a assunção aumentaremos nosso atendimento a crianças, adolescentes e adultos na prática de tênis, futsal, vôlei, peteca, karatê, ioga, zumba. Na área cultural, incentivaremos espetáculos musicais e teatrais, cinema e atividades de artesanato.
A Secretaria de Saúde já funciona no local com uma Unidade Básica, mas sua presença será ampliada com novos serviços. Na área educacional, abriremos salas de aula para educação infantil e ensino fundamental.
O fechamento de tantas unidades do SESC é uma notícia triste para Minas e para Bom Despacho. Mas, uma vez mais, a Administração Municipal enfrenta os problemas com energia e disposição e trabalha para transformar o que poderia ser uma má notícia em uma boa notícia para o bom-despachense: vai o SESC, vem o Conjolo de Vissunga.