O município enviou questionamentos ao Comitê Extraordinário Estadual Covid-19 para reconsiderar tal decisão. Segue resposta do comitê.
“Em que pese a inegável importância das atividades de condicionamento físico para a saúde humana, estas atividades (pilates, academia, aulas de ginástica, e outras) não estão dentre as permitidas na Onda Roxa por não serem entendidas como essenciais em situação de quarentena, ou seja, a suspensão dessas atividades por 15 dias não traria consequências desastrosas, ao contrário das atividades do setor de saúde ressaltadas na Deliberação 130 do dia 3 de março de 2021, Art. 4º.”
O prefeito Doutor Bertolino afirmou a respeito das atividades esportivas: “Neste momento é fundamental preservarmos a vida. Não nos restou alternativa a não ser adotarmos as medidas impostas pelo estado. Entendo a importância da prática esportiva das academias na promoção da saúde, que inclusive nos ajuda na prevenção da Covid-19 porque pessoas mais saudáveis têm o sistema imunológico melhor e podem resistir mais à nova onda da pandemia. Quero dizer que estamos do lado de vocês, contem conosco e que faremos de tudo para que, dentro da ordem, nós possamos voltar às atividades das academias.”