A Prefeitura está fazendo mapeamento da culinária mineira em Bom Despacho

Participe do mapeamento e ajude a fazer nossa culinária ainda melhor.

Cantinho da Roça é um dos primeiros estabelecimentos comerciais mapeados. Na foto, a dona do estabelecimento, Vera Lúcia.

Secretaria de Cultura e Turismo está mapeando estabelecimentos e produtores que comercializam produtos feitos em Bom Despacho que fazem referência à culinária mineira. A culinária de uma região integra a identidade cultural de sua comunidade. Os pratos e bebidas mineiras atraem turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo.

A equipe da secretaria está visitando e mapeando as lanchonetes, cachaçarias, restaurantes e todos os estabelecimentos que produzem ou comercializem produtos locais. O mapeamento facilitará o contato, a parceria e a realização de projetos culturais com tais estabelecimentos.

Acompanhe as atividades da Secretaria de Cultura e Turismo, pois serão apresentados outros espaços e pessoas que produzem alimentos e bebidas saborosos, que fazem toda a diferença na nossa culinária. Para participar, entre em contato com a Secretaria de Cultura pelo e-mail katia.ferreira@pmbd.mg.gov.br ou pelo WhatsApp.

Cantinho da Roça é uma das empresas participantes do mapeamento – Inicialmente apresentamos o Cantinho da Roça. Ser mineiro é ir pra roça no final de semana e fazer aquele frango com quiabo no almoço e de tarde ainda passar um cafezinho pra comer com biscoito frito. Em Bom Despacho tem diversos cantinhos que guardam essa essência da roça e do campo. Um desses cantinhos é o Cantinho da Roça da Vera Lúcia lá na Avenida Governador Valadares no Bairro São Vicente, 240.

A servidora, Cecilia Santos, uma das responsáveis por este projeto, disse: “Todo mundo que chega no Cantinho da Roça tem direito a cafezinho moído e passado na hora e uma prosa boa com a Vera Lúcia. Lá, a gente também encontra os mais variados produtos da roça com selo mineiro de qualidade; tem queijo curado, rapadura, bala de leite, farinha de mandioca, pó de açafrão da terra, conservas de pimenta; entre outros produtos. Tudo delicioso!”

Segundo a secretária de Cultura, Rosimaire Santos: “Estas ações da equipe da secretaria visam atrair o turista para a nossa Bom Despacho. Acredito que devemos mostrar para as pessoas o nosso patrimônio cultural, a história da nossa cidade, os nossos artistas, as nossas comemorações, e sem sombras de dúvidas, a nossa culinária, que é diferenciada e agrada a todos os paladares.”

Veja mais fotos do Cantinho da Roça