Prefeitura realiza exames de eletrocardiograma dos servidores motoristas e operadores de máquinas

Motorista sendo submetido a eletrocardiograma.

Para amparar servidores em atividades laborais de alto risco a manterem boa saúde cardíaca, a Prefeitura está realizando exames de eletrocardiograma em servidores motoristas e operadores de máquinas. Com os exames será possível identificar possíveis problemas cardíacos de forma a prevenir problemas graves para a saúde de seus corações.

O eletrocardiograma (também conhecido pela sigla ECG) é um exame de saúde cardiovascular básico que permite identificar possíveis anormalidades cardíacas. Neste exame é avaliada a atividade elétrica do coração, utilizando eletrodos fixados na pele, de forma que é possível detectar o ritmo do coração, número de batimentos por minuto, entre outras informações. Assim, através do resultado do exame, o médico consegue detectar se há alguma anormalidade: arritmia cardíaca, isquemia cardíaca, pericardite, cardiomiopatia, etc.

“A saúde do coração dever ser vista como prioritária”, disse a gerente de Gestão com Pessoas, Leila Gonçalves. Isso porque ele é o órgão que garante vitalidade de disposição para as atividades laborais. “O eletrocardiograma é um procedimento simples, não invasivo e bem tranquilo. É um exame muito importante para a saúde e segurança dos nossos servidores já que consegue identificar problemas e deficiências no coração. Assim, a detecção de problemas em estágios iniciais favorece a intervenção precoce, a qualidade de vida e o retorno às atividades profissionais se necessitar de afastamento”, completou Leila.

O exame de eletrocardiograma além de ser um exame ocupacional, é também um exame exigido para motoristas profissionais pelo Contran. Os servidores ocupantes dos cargos de motoristas e outros servidores, que estão expostos a atividades de alto risco, estão sendo submetidos ao exame de eletrocardiograma durante a execução do PCMSO 2021/2022.

O que é o PCMSO? O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é uma importante ferramenta para a preservação da saúde dos servidores municipais.