2ª Mostra Literar BD, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, reune mais de quatro mil pessoas

Literar Week é o maior evento literário de Bom Despacho com uma semana completa de programação.

A Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu entre os dias 11 e 16 de setembro a Literar Week, o maior evento literário infanto-juvenil que tem como objetivo envolver e incentivar a leitura na vida dos estudantes rede municipal.

Durante toda a semana foram desenvolvidas atividades lúdicas e programações especiais com o intuito de envolver os alunos em uma atmosfera de incentivo à leitura. A coordenadora do Projeto, Fabiana Lílian Borges Assunção Gonçalves, conta que todas as escolas municipais foram envolvidas nas atividades.

O encerramento da programação se deu em praça pública, com a presença da comunidade, por meio da 2ª Mostra Literar BD, com exposições de trabalhos literários, apresentações artísticas, oficinas interativas e motivadoras à leitura: pizzaria da leitura, restaurante literário, tiro ao alvo, correio elegante, caixa mágica para contação de história, cabine da transformação, praça da leitura, dentre outras.

Programação

A abertura do evento se deu no dia 11 de setembro em todas as escolas da rede municipal e no dia 12, houve uma ação coordenada, envolvendo toda a comunidade escolar para a realização das “Rodas de leitura especiais”, em que os alunos se apropriaram pela leitura.

No dia 13 de setembro, a imaginação foi o carro chefe com o projeto “Escolas Encantadas” em que todos se caracterizaram com fantasias de personagens literários. Houve desfile de fantasias e os registros ficaram a cargo da “Cabine da Fama” em que os alunos se divertiram fazendo os registros fotográficos dos personagens.

Para Fabiana Lílian Borges Assunção Gonçalves, o dia 14 de setembro foi muito importante devido ao desenvolvimento da ação “Rodízio Literar”, que teve como objetivo realizar uma contação de história à outra turma não pertencente ao professor regente, fortalecendo a comunidade escolar. “Foram momentos em que os professores conheceram melhor outros alunos da escola, vinculando afeto e acolhimento e fortalecendo o espírito de equipe dentro da escola. Esta ação surpreendeu não só os alunos, como também todos os funcionários, por meio dos vínculos formados”.

Nos dias 15 e 16, o projeto rompeu os muros das escolas e passou a envolver toda a comunidade de Bom Despacho. Foram “esquecidos” livros em locais públicos com recadinhos para que outras pessoas tivessem acesso a eles. E o evento foi encerrado no dia 16, na Praça do Rosário, com a presença de mais de quatro mil pessoas. Pais, familiares, alunos da Rede Municipal de Ensino, Rede estadual e privada, comunidade bom-despachense e autoridades locais: vereadora Keké, vereador Marquinho, vice-prefeita Juliana Jaber, secretária de educação, Gabriela Fernandes e subsecretário Márcio Gomer se fizeram presentes na feira.

A Mostra Literar BD teve apoio do Sicoob Credesp e da Arcelor Mittal.

Acessa o link para ver mais fotos