Lançada oficialmente a maior obra viária da história de Bom Despacho

Construção da Avenida Integração e prolongamento da Avenida Dr. Juca trará significativos benefícios e impulso ao desenvolvimento do Município.

Na noite desta segunda-feira (27), foi assinada a ordem de serviço das obras de construção da Avenida Integração e prolongamento da Avenida Dr. Juca. Os trabalhos já iniciaram na via que conectará a BR-262 à MG-164 e se estenderá até o prolongamento da Avenida Dr. Juca.

Serão 3,3 quilômetros de pavimentação da Avenida Dr. Juca que manterá a largura existente de 14 metros, totalizando uma área pavimentada de mais de 86 mil m². Já a Avenida Integração terá 15,7 quilômetros de extensão com largura de oito metros.

A execução da obra é de 24 meses a partir da assinatura de execução da ordem de serviço. A obra tem recursos já garantidos através de financiamento aprovado pela Caixa Econômica Federal. “Eu arrisco a dizer que não é só a maior obra de Bom Despacho, talvez, considerando os municípios do interior de Minas, é uma das maiores do Estado. Para nós é gratificante ver uma obra deste montante porque vai trazer desenvolvimento, empregos, renda, tributos e impostos para o município que vai poder investir em educação, saúde e demais áreas”, ponderou o Superintendente Executivo de Governo da Caixa Econômica Federal, Cláudio Mendonça.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Bom Despacho, Carlos Eduardo Campos, ressaltou que esse projeto tirará das ruas da cidade cerca de 330 mil veículos pesados por ano, diminuindo assim os custos de manutenção das vias e o risco de acidentes. “É com muita alegria que participamos deste momento histórico para Bom Despacho. Início da maior obra viária do Município que criará um vetor de crescimento para a nossa cidade, onde novas empresas serão instaladas e possibilitará que as que já se encontram cresçam em espaço criado para isso. Tenho convicção que ao concluirmos esta obra nossa cidade estará ainda mais preparada para enfrentar os desafios do futuro e proporcionar o maior programa social que qualquer cidade pode desejar que é crescimento econômico sustentável e a criação de empregos”.

Já o presidente da ACIBOM, Ronaldo Gontijo, destacou a importância da Associação em defender os interesses da população e o importante papel de defender este projeto. “Temos o cuidado de não nos envolver politicamente com ninguém, mas temos a tranquilidade e a responsabilidade de nos aliarmos quando o interesse maior é da comunidade. Quando o projeto chegou à câmara eu falei para os vereadores que a responsabilidade deles era enorme porque há mais de 30 anos que ouvia falar na criação de anel viário e ele nunca saiu do papel, vários prefeitos passaram pela prefeitura e nenhum conseguiu concretizar esta obra”.

Enaltecendo a iniciativa da Prefeitura, o deputado estadual, Professor Wendel Mesquita, declarou que “a gente já viu muitos prefeitos durante sua caminhada eleitoral anunciar obras e não realizarem, mas com o Doutor Bertolino foi diferente e nesta noite está fazendo ainda mais diferente ao fazer o lançamento com a obra já iniciada. Ele tem o meu respeito por ser um prefeito com coragem para encarar esse desafio. Essa obra vai fazer diferença para Bom Despacho e fortalece muito o crescimento da cidade”.

Também presente na solenidade, o deputado estadual Fábio Avelar, afirmou que “Bom Despacho vai ser outra cidade depois deste anel viário, vocês vão ver o que vai ser o crescimento desta cidade após a conclusão desta obra”.

Através de um vídeo enviado, o deputado federal, Diego Andrade destacou que “certamente uma das obras mais importantes da região. Espero que com a avenida pronta tenhamos várias indústrias e desenvolvimento ainda maior para Bom Despacho. Bertolino deixará sua marca na história da cidade”.

O prefeito de Bom Despacho, Doutor Bertolino, encerrou a noite com um discurso emocionado, ressaltando a importância de toda a equipe envolvida para que este projeto se tornasse realidade. “As grandes obras da humanidade foram construídas a muitas mãos. Quando nos unimos, somos capazes de coisas que pareciam impossíveis. Essa obra da Avenida Integração e o prolongamento da Avenida Dr. Juca é a maior demonstração disto”.

O prefeito ainda destacou que “foi com o olhar no futuro e a certeza de que era chegada a hora de transformarmos Bom Despacho que nasceu este projeto, mas todo projeto realmente transformador sempre trás consigo grandes dificuldades. Com este não foi diferente. Hoje, para mim, é um dia de agradecimentos para além da alegria de ver este sonho, que é de todos, se tornar realidade”, finalizou.