A Prefeitura e moradores realizarão a 2ª Festa do Polvilho do Mato Seco

A ação será dia 29 de junho a partir das 10h no povoado.

Festa valoriza a culinária local de BD. Na foto, jurados avaliando pães de queijo do Concurso de Melhor Pão de Queijo na 1ª Festa do Polvilho do Mato Seco.

Em 2023 a Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SMDEA), e moradores do povoado Mato Seco, na área rural do município, realizaram a 1ª Festa do Polvilho do Mato Seco. A ação promoveu a produção e comercialização do tradicional polvilho do povoado, além de valorizar a cultura local, culinária e história do Mato Seco. Veja fotos da primeira festa clicando aqui.

Seu sucesso foi tanto que neste ano será realizada a segunda edição com ainda mais foco na culinária local para todos os públicos. Haverá barraquinhas com alimentos e produtos feitos por moradores e comerciantes locais e os concursos de melhores pão de queijo e pratos livres onde moradores mostrarão seu talento culinário para jurados convidados especialmente para esta festa.

“É com enorme alegria e orgulho que convido a todos para a 2ª Festa do Polvilho do Mato Seco! No ano passado, testemunhamos o sucesso da primeira edição, um evento que celebrou a rica cultura e tradição da nossa gente, com destaque para o nosso famoso polvilho, orgulho da nossa terra”, afirmou o prefeito Dr. Bertolino.

“Neste ano, a festa volta ainda maior e mais saborosa, com uma programação pensada para toda a família. Teremos o melhor da culinária local, com pratos que só o Mato Seco sabe fazer, além de música boa, brincadeiras para as crianças e, claro, muita alegria e descontração”, destacou o Dr. Bertolino.

A Festa do Polvilho também terá o Festival de Futebol, brincadeiras para crianças e gincanas da Escola Virgílio Antônio da Silva e atrações musicais como As Margaridas, Daniel Vilela e Ricardo Trindade e muito mais. Veja a programação completa clicando aqui.

A 2ª Festa do Polvilho do Mato Seco acontecerá no dia 29 de junho – sábado – entre 10h e 23h, na Praça João Heefs. Clique aqui e veja a localização em mapa. Mais informações pelo telefone da SMDEA (37) 3520-1403 ou pelo e-mail deseconomico@pmbd.mg.gov.br ou pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bom Despacho (37) 3520-1416, (37) 99106-3103 ou pelo e-mail ascom@pmbd.mg.gov.br.

Saiba mais: O Mato Seco é um povoado rural com aproximadamente 400 moradores. Criado em meados da década de 1940 com a doação de terrenos por moradores para construção da igreja da Praça João Heefs além da criação da Escola Municipal Virgílio Antônio da Silva, o Povoado do Mato Seco é conhecido em Bom Despacho e região pela produção de polvilho de mandioca por seus moradores.

A produção do polvilho sempre foi feita por moradores da área rural de Bom Despacho e o polvilho do Mato Seco se destacou pela qualidade, um polvilho fino de cor muito branca e produzido artesanalmente. O Mato Seco conta com uma Unidade de Saúde para atender os moradores e área rural próxima, e a Escola Municipal Virgílio Antônio da Silva.