Cidade Inteligente: Marco significativo na modernização tecnológica

Cidade Inteligente é uma iniciativa que promove a qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento tecnológico, de melhorias na infraestrutura de tecnologia da informação do município e a segurança pública com a implantação de sistema de videomonitoramento.

O projeto envolve várias dimensões, incluindo a infraestrutura tecnológica, governança digital, sustentabilidade ambiental, participação cidadã, segurança e mobilidade urbana. Essas dimensões abrangem desde a criação de infraestrutura de tecnologias da informação e comunicação até a modernização da gestão pública.

Ao todo estão sendo investidos R$ 9 milhões no projeto que contempla a instalação de oito pontos de internet gratuita em praças e a conexão dos prédios públicos por meio de dados inteligentes, melhorando a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população com conexão de mais de 120 km de fibra-ótica e instalação de data center na prefeitura.

As polícias Civil e Militar são parceiras neste projeto e a PM abriga o Centro Integrado de Videomonitoramento no 7º Batalhão. A prefeitura contratou 24 operadores que são responsáveis por monitorar câmeras de vídeo instaladas pela cidade e zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio público.

A Prefeitura instalou postes com caixas metálicas em locais estratégicos definidos em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil e expandiu a rede de fibra-óptica. Nestes locais foram instaladas 134 câmeras, com possibilidade de expansão, que têm tecnologia de reconhecimento, inclusive, de placas veiculares.