A Secretaria de Ação Social e Comunitária inaugurou hoje, dia 22/04, as 13h30, na Rua Picão Camacho, 500 – B. Ozanan, o Centro de Convivência do Idoso com a presença de toda a equipe de atendimento, inclusive da Secretária de Ação Social, Maria da Conceição C. Queiroz, além de vários potenciais usuários do serviço. Atendimento geriátrico, dança de salão, artesanato, oficinas de ginástica e grupos de convivência são alguns dos serviços que já estã sendo ofertados.
Na foto, uma psicóloga, integrante da equipe, fala sobre como serão desenvolvidos os trabalhos junto ao grupo.
O Centro irá funcionar de 13h30 às 17h e as inscrições já estão abertas na Secretaria de Ação Social no prédio da prefeitura.
Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones 3521-4223 e 3522-5456.
Confira – em detalhes – os serviços ofertados.
Atividades que serão ofertadas aos usuários
Atendimento Geriátrico;
Atendimento médico, com especialista. Serão avaliadas as condições de saúde dos idosos, possibilitando encaminhamentos a outros serviços de saúde. Será realizada por este profissional avaliação física do idoso, para identificar possíveis limitações para o exercício de atividades físicas compostas nas oficinas.
Oficina de Dança de Salão
Para se avaliar a importância de tais atividades deve-se observar que cada cultura, povos e regiões são ricamente representados pela arte da dança que apresenta ricos significados. Neste contexto de valorização da dança enquanto arte serão propostos desenvolvimentos de técnicas relativas à dança de salão. Sendo proposto também festas, onde aconteceram Bailes e “Noites Dançantes”. Tais atividades serão supervisionadas pelo terapeuta ocupacional.
Oficina de Artesanato
Desenvolver as habilidades manuais específicas do artesanato, visto que a arte e suas várias formas de expressão, e a produção artesanal favorece a criação, produção de objetos e sujeitos mais seguros, autônomos e felizes. Arte e artesanato constituem neste espaço um importante meio de auto-conhecimento das habilidades pessoais.
Desenvolverá técnicas relativas à pintura em tecido, Crochê, tricô, Pintura em MDF e colagens. A oficina será acompanhada pelo professor de Artes e supervisionada pelo terapeuta ocupacional.
Oficina de Jogos e Ginástica/Alongamento
A prática de exercícios físicos incentiva e amplia as possibilidades da pessoa idosa, auxiliando uma melhora em seu quadro físico, psicológico e social, assim como inclusão de jogos de tabuleiro que incentivam a socialização. Tais atividades serão direcionadas pelo professor de educação física, devendo o mesmo selecionar atividades demandas pelo seu grupo referenciado.
Grupos de Convivência
Será possibilitado atendimento através de dinâmicas, focalizando temáticas direcionadas para ordem pessoal e social. Tal grupo terá como facilitador o Assistente Social e o Psicólogo.