Excelente notícia! De acordo com dados do Sebrae, nos três primeiros meses desse ano, 277 novos negócios foram abertos em Bom Despacho. Do total, 2 são de pequeno porte (EPP), 50 são micro-empreendimentos (ME) e 225 são microempreendedores individuais (MEI).
“O Prefeito Doutor Bertolino tem se empenhado, também, na efetivação de ações que fomentem nossa economia, favoreça a abertura de novos negócios e gere empregos. São bons exemplos de ações exitosas o Programa Pra Frente BD, o Decreto de Liberdade Econômica, a abertura da Sala Mineira do Empreendedor, a conquista do Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi-Poa”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Eduardo Couto.
Pra Frente BD- o programa abriu crédito para empreendedores de Bom Despacho que sofreram com os efeitos da pandemia. A Prefeitura disponibilizou R$1 milhão e com este montante, as cooperativas Cresdesp e Credibom disponibilizaram em torno de R$ 4 milhões de crédito para quase 700 empreendedores do Município. Todos com condições especialíssimas de financiamento, carência de 1 ano para iniciar pagamento e, depois, parcelamento em até 24 meses.
Decreto de Liberdade Econômica – com a publicação do Decreto de Liberdade Econômica, em BD há a dispensa de alvarás para empreendimentos de baixo risco. Com isso, há menos burocracia e mais incentivo para o desenvolvimento econômico.
Sala Mineira do Empreendedor – a Sala Mineira do Empreendedor foi aberta em 2021 e desde então, já realizou mais de 500 atendimentos. Os serviços oferecidos no espaço são de graça, melhoram e simplificam o ambiente de negócios em Bom Despacho. A sala fica na Acibom, em frente à Vila Militar.
Selo Sisbi-Poa – depois de um grande esforço da Prefeitura, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento concedeu a Bom Despacho o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi-Poa.
Com esta concessão, indústrias de produtos de origem animal instaladas no Município ou que aqui venham se estabelecer, poderão pleitear o selo junto ao Sistema de Inspeção Municipal e assim, comercializar seus produtos em todo o território nacional.