Na próxima quinta-feira (dia 18), será lançado o projeto Cidade Inteligente em Bom Despacho (BD). O projeto é uma iniciativa que visa promover qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento tecnológico, de melhorias na infraestrutura de tecnologia da informação do município, e a segurança pública com a implantação de sistema de videomonitoramento em BD.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Bom Despacho em parceria com as polícias Civil e Militar. A inauguração acontecerá às 15h, no 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), e contará com a presença de autoridades.
Entenda como funcionará o Cidade Inteligente em BD: O projeto envolve várias dimensões, incluindo a infraestrutura tecnológica, governança digital, sustentabilidade ambiental, participação cidadã, segurança e mobilidade urbana. Essas dimensões abrangem desde a criação de infraestrutura de tecnologias da informação e comunicação até a modernização da gestão pública.
Ao todo estão sendo investidos R$ 9 milhões no projeto que contempla a instalação de oito pontos de internet gratuita em praças e a conexão dos prédios públicos por meio de dados inteligentes, melhorando a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população com conexão de fibra ótica e instalação de data center.
“Foram implantados mais de 120 km de fibra óptica própria do município que irá tornar a cidade mais conectada, propiciando o desenvolvimento econômico, conexão de prédios públicos para prestação de serviços eficientes, câmeras de monitoramento, pontos de acesso wi-fi e demais tecnologias que possam ser instaladas no futuro através do conceito de internet das coisas. Bom Despacho já está começando o futuro tecnológico hoje”, informou o prefeito Doutor Bertolino.
Para aumentar a segurança pública, a Prefeitura fortaleceu as operações da PM com o financiamento da formação de novos soldados e o planejamento da introdução de cursos de formação de sargentos. Também foi instalado o Centro Integrado de Videomonitoramento no 7º BPM com a contratação de 24 operadores que serão responsáveis por monitorar câmeras de vídeo instaladas pela cidade e zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio público.
A Prefeitura instalou postes com caixas metálicas em locais estratégicos e expandiu a rede de fibra óptica. Nestes locais estão sendo instaladas 134 câmeras, com possibilidade de expansão, que têm tecnologia de reconhecimento, inclusive, de placas veiculares.