Alerta sobre animais peçonhentos

Em períodos chuvosos e de calor, o número de acidentes com animais peçonhentos tende a aumentar. Previna-se.

Apesar de acontecer durante todo o ano, os acidentes com animais peçonhentos são mais frequentes nos períodos chuvosos e quentes, onde animais como cobras, escorpiões, aranhas e lagartas, procuram locais secos para se abrigarem, sendo tanto em áreas urbanas, quanto rurais, podendo ser encontradas nas proximidades de casas e jardins.

Para se prevenir, tome essas medidas preventivas:

ÁGUA: As pragas não podem resistir sem água, algumas são bastante resistentes e ficam um bom tempo sem água, porém a falta dela é fator determinante no controle, então, elimine toda água parada que possa servir de fonte para esses animais;

ALIMENTO: Mantenha sua residência sempre limpa e livre de lixo. Os animais que se alimentam do lixo e sujeira são alimentos para animais peçonhentos;

ABRIGO: Elimine locais onde as pragas possam se abrigar. Objetos entulhados, móveis abertos e até mesmo calçados servem de abrigo e facilitam a continuação de infestação de pragas.

ACESSO: Devemos procurar possíveis pontos por onde as pragas podem entrar. Frestas em portas, paredes, janelas e cercas, espaços sob telhas, ralos e demais pontos devem ser analisados.

É de extrema importância que cada um cuide da limpeza de sua casa e quintal, bem pode de seus lotes vagos, sendo essa a principal medida para prevenção de forma que estes locais se tornem abrigo para esses animais e venham a provocar acidentes“, destacou a gerente da vigilância epidemióligca do Município, Junea Graciele.

Saiba mais – Desde o início do ano já foram registrados 210 acidentes com animais peçonhentos no Município, com maior prevalência de escorpiões (114 casos). Os dados desse ano já ultrapassaram os registros de 2021, que foram 173 casos.

A Prefeitura segue vistoriando os locais e orientando a população. Caso necessário, entre em contato através do telefone 99144-0025.

Em caso de acidente – Procure o mais breve um serviço de saúde para avaliação médica para condução adequada do caso, o tratamento e o fluxo vão depender do tipo de animal causador do acidente.