Bom Despacho inicia construção de Parque Industrial, Tecnológico e Educacional na Fazenda Moreiras

Tratativas para instalação da Epamig no local estão avançadas com a instalação de quatro cursos tecnólogos

A construção da Avenida Integração e prolongamento e duplicação da Avenida Doutor Juca serão marcos do desenvolvimento urbano, econômico e histórico de Bom Despacho. Como parte desse projeto, a Prefeitura está destinando a Fazenda Moreiras – antiga Febem -, por onde a Av. Integração passará, a um novo uso que inclui a construção de um centro comercial, industrial e empresarial, além de um espaço educacional e tecnológico.

A Prefeitura está em avançadas negociações com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) para que ela assuma 70 hectares da área com a finalidade de implantar quatro cursos tecnólogos em áreas ligadas ao agronegócio já em 2025. Os cursos são Mecanização em Agricultura de Precisão; Saneamento Ambiental; Gestão do Agronegócio e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento do Sistema.

A lei que autorizou a Fazenda para o Município, em 2011, prevê que a área seja destinada para programas de capacitação e informação para jovens em situação de risco; implantação de polos educativos e de formação profissional destinados a jovens e adultos e outras atividades destinadas ao bem estar da população.

“Estamos dando para a Fazenda Moreiras a destinação desejada e planejada por nosso saudoso ex-prefeito Dr. Hugo, pois vamos destinar ali um polo econômico e de geração de emprego e renda com a instalação de novas empresas. Para além disso, a Epamig, que está dependendo apenas do Governo de Minas para sua efetivação, será um polo educador e profissionalizante gratuito. É a concretização de uma área de desenvolvimento econômico, social, educacional e, consequentemente, de bem-estar da população”, informa Doutor Bertolino, prefeito de Bom Despacho.

A área da fazenda foi dividida em 23 lotes, com cerca de 3 hectares cada. A Epamig deverá ocupar 70 hectares. A Prefeitura destinou, também, parte para o Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Despacho criarem o novo Parque de Exposições de Bom Despacho (Parque Multieventos). Ao todo, a fazenda possui 250 hectares.

Esses projetos são parte de um esforço integrado para promover o desenvolvimento urbano, industrial e educacional de Bom Despacho com transformações significativas na infraestrutura da cidade, melhorias na qualidade de vida e incentivo ao crescimento econômico sustentável.