Caps e seus usuários celebram a luta antimanicomial com diversas ações

Amanhã haverá exposição de trabalhos dos usuários no Supermercado Fidelis da Av. Dr. Roberto entre outras ações.

Na foto, Caps na UNA.

Sábado (dia 18 de maio) é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) preparou uma série de ações nesta semana para marcar o momento desta luta de usuários por direitos humanos, justiça social e por uma sociedade mais inclusiva a pacientes da saúde mental.

Ontem, dia 13, os usuários realizaram exposição de artesanato no Hall da UNA com apresentação do Coral do Caps e roda de conversa com alunos do curso de Psicologia. Amanhã, dia 15, a exposição será realizada no Supermercado Fidelis da avenida Doutor Roberto e também haverá conscientização da população na Praça da Matriz entre as 17h e 19h30.

Na quinta-feira, dia 16, será realizada na Efesp qualificação de agentes de saúde com o tema Saúde Mental na APS. Na sexta-feira, dia 17, usuários e servidores do Caps participarão de desfile da Luta Antimanicomial em Belo Horizonte.

Luta Antimanicomial: O movimento se consolidou no Brasil na década de 1970 inspirado em iniciativas internacionais como a experiência de Franco Basaglia na Itália. O movimento denunciou as condições desumanas dos manicômios e defendeu um novo modelo de atenção à saúde mental, incluindo os pacientes à sociedade e tratamentos humanizados.

Em Bom Despacho, o Caps promove com seus usuários diversas atividades que valorizam as pessoas e mostram suas capacidades. Desde a produção de artesanatos, costuras, pinturas artísticas, os usuários também mostram seus talentos no Coral do Caps e, recentemente, escreveram um livro contando suas histórias chamado Histórias de Vidas.