Amanhã (17), 45 mulheres da Comunidade Quilombola Carrapatos da Tabatinga representarão Bom Despacho na 1ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, em Brasília. A Prefeitura está apoiando o grupo com transporte e lanche. “Há muitos anos que nós lutamos para conquistar nossos direitos e estamos vendo a retirada das conquistas das minorias. Não vamos admitir esse retrocesso e vamos combater o racismo”, diz Sandra da Silva, presidente da Federação Quilombola de Minas Gerais.
Membros da comunidade e da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq) visitaram o Prefeito Fernando Cabral e conheceram o trabalho dele para aumentar a igualdade de direitos na cidade. “A gestão de Bom Despacho é um modelo. Não é atoa que o Prefeito é convidado para palestrar em todo o Brasil. Visitamos vários municípios do país e poucos dão a atenção que tivemos aqui”, diz Jhony Martins, coordenador da Conaq.
A comitiva também reconheceu o trabalho da Prefeitura na área da saúde. “É fundamental este trabalho que tem sido feito em Bom Despacho para resolver as questões de saúde da população mais vulnerável, como é o caso da população quilombola”, agradece Eulina Marques, técnica de saúde do Ministério da Saúde.