A Administração do Prefeito Dr. Bertolino tem avançado muito nos cuidados com os alunos que precisam de atenção especial. De 2020 para 2022 foram investidos 300% a mais no setor para melhorar a educação especial, garantir o desenvolvimento e a inclusão dos nossos alunos. Os investimentos subiram de R$ 689 mil para quase R$ 3 milhões por ano.
No mesmo período, o número de professores especializados também cresceu 1.100%, passando de 1 para 12. Hoje, o Município disponibiliza 13 professores especialistas em educação especial para atender 16 escolas, quase 1 por escola.
Já o número de profissionais de apoio aumentou 5.000%, subindo de 1 para 50. Tudo isso em apenas três anos. É importante destacar que além do cuidado desses profissionais, o aluno especial conta com o acompanhamento do professor regente, que é o responsável por ele em sala de aula; do professor especializado; de psicólogo, pedagogo e assistente social.
“Trabalhamos, também, com foco no desenvolvimento e na inclusão dos alunos especiais. Prova disso é que temos feito além do exigido em lei investindo recursos substanciais nesse setor. Isso possibilita que mantenhamos uma equipe multidisciplinar com profissionais de diversas áreas atuando e acompanhando os alunos e o trabalho dos monitores. Também criamos o Centro de Atendimento Educacional Especializado – Cemae que, em breve, iniciará o atendimento desses alunos”, destacou a secretária de Educação Gabriela Fernandes.
Outras cidades atuam com esse modelo de atendimento há mais tempo – Divinópolis, Nova Serrana, Lagoa da Prata e muitas outras cidades da região atuam da mesma maneira que Bom Despacho. Esses Municípios contratam monitores para ajudar a professora regente, entretanto o trabalho desse monitor e o acompanhamento pedagógico do aluno é feito por uma equipe multidisciplinar.