Em Bom Despacho, casos de dengue aumentaram quase 70% em menos de um ano

Equipe de Epidemiologia da Prefeitura está trabalhando pesado para conter a doença, mas só a população pode virar esse jogo.

Apesar de a Prefeitura ter intensificado consideravelmente as ações de combate à dengue e a equipe de Epidemiologia estar trabalhando pesado, o número de pacientes com dengue em Bom Despacho aumentou quase 70% de 2019 para o dia 10 de dezembro deste ano.

Os números impressionam. Ano passado foram registrados apenas 201 casos positivos de dengue no Município. Em compensação, 2020 ainda nem terminou e o número de doentes já chegou a 645. “Tivemos o maior índice de contaminados desde 2014. Inclusive registramos um óbito; coisa que só tinha acontecido em 2015”, lamenta o gerente de Epidemiologia, Fernando Júnior.

Fernando lembra que as chuvas de verão unidas ao calor compõem um clima ideal para a proliferação do mosquito. Entretanto, a falta da limpeza dos quintais, caixas d’água e outros recipientes que acumulam água são os fatores que mais colaboram para a proliferação do Aedes aegypti e aumento de casos de dengue.

“100% dos focos estão dentro das residências. Não adianta todo o investimento do Município e trabalho dos servidores, se a população não fizer sua parte”, alerta Júnior.

Só você pode salvar sua família da dengue – separe 10 minutos por semana para conferir sua residência e quintal. Feche caixas d’águas e todos os reservatórios de água. Lave calhas, ralinhos, pratos de plantas, bebedouros de animais, reservatórios de geladeiras. Não deixe água acumulada em nenhum lugar.