Média de educação do município ficou acima do índice nacional; cidade atingiu meta prevista para 2019
As escolas públicas de Bom Despacho destacaram-se no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2013 e superaram a meta de crescimento do Ministério da Educação, prevista para 2019.
A Escola Municipal Coronel Praxedes, por exemplo, ficou 17,86% acima da meta. “Estamos felizes com os bons resultados. Isso nos incentiva a melhorar cada vez mais”, diz a diretora da escola, Perla Lucas.
Para 2013, a meta das escolas municipais de Bom Despacho era de 5,6 pontos, mas nossas escolas chegaram a 6,1 pontos. Dessa forma, atingimos em 2013 a meta prevista para 2017.
“Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. O IBED do município estava estagnado em anos anteriores e em pouco tempo conseguimos avançar muito”, afirma a secretária de Educação Simone Mamede.
Para o Prefeito Fernando Cabral, essa vitória atrairá muitas outras. “Continuaremos investindo forte na Educação. É minha prioridade. Compraremos ainda mais livros e mais equipamentos; construiremos mais escolas; reformaremos as atuais, como já estamos fazendo; valorizaremos ainda mais os professores. Essa Administração quer uma educação de 1º mundo para Bom Despacho”, enfatiza Cabral.
Saiba mais – O IDEB analisa o desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio. Ele é calculado levando em conta dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenhos nos exames padronizados aplicados pelo INEP, dentre eles a Prova Brasil. Dessa forma é possível saber se as escolas estão melhorando, piorando, ou se estão estagnadas.