Em busca de melhorias na educação, foram criados pelo governo programas de avaliação censitária que acompanham a proficiência dos alunos em algumas disciplinas, principalmente, na língua portuguesa e na matemática. Estes marcam a educação porque seus resultados têm mobilizado e despertado a atenção de os todos envolvidos no processo educacional: Ministério da Educação, Secretarias Estaduais e Municipais, Superintendências Regionais de Ensino, instituições de ensino, profissionais da educação e sociedade em geral.
Confira o restante da matéria a seguir:
Em nível nacional são avaliados: os alunos da alfabetização (2º ano) com a Provinha Brasil; alunos concluintes do ensino fundamental anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano) com a Prova Brasil; os alunos do ensino médio com o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; e os alunos dos cursos de graduação – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
Em nível estadual são avaliados os alunos do ensino fundamental concluintes do: Ciclo de Alfabetização (3º ano) com o Programa de Avaliação da Alfabetização – ProAlfa; Ciclo Complementar (5º ano), dos anos finais do ensino fundamental (9º ano) e o ensino médio (3º ano) com o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica – PROEB.
As escolas da rede municipal trabalham com os resultados das avaliações censitárias externas desde 2006. Estas avaliações, embora muito criticadas, mostram uma realidade que vivenciamos na educação e vêm confirmar os diagnósticos internos das escolas. Eles mostram que temos ainda um grande desafio: há um número significativo de alunos com dificuldades de aprendizagem, que a escola precisa propiciar um desenvolvimento pleno e promover um amplo trabalho visto que não existem programas educacionais que preveem atendimento para alunos com este perfil. A Secretaria Municipal de Educação, na medida do possível, tem disponibilizado profissionais para atenderem os alunos defasados nas escolas em que eles são em maior número.
O trabalho desenvolvido nas escolas, o envolvimento de toda equipe docente e administrativa, o empenho de cada um para recuperar os alunos com defasagens (principalmente, o do professor, que não mede esforços para proporcionar uma aprendizagem significativa) trazem recompensas gratificantes como os resultados positivos das escolas nas avaliações do ProAlfa, PROEB e melhora do IDEB do município que era de 4,4 em 2007, passou para 5,9 em 2009. O IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é calculado a partir dos dados da aprovação escolar do Censo Escolar e nas nossas escolas, a média de desempenho na Prova Brasil. Veja quadro de resultado e metas das escolas:
IDEB – Resultados e Metas
Escola | Ideb Observado | Metas Projetadas | |||||||||
2005 | 2007 | 2009 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | |
E.M. Dona Duca | 4.4 | 3.6 | 5.4 | 4.5 | 4.8 | 5.2 | 5.5 | 5.7 | 6.0 | 6.2 | 6.5 |
E.M. Flavio Cancado Filho | 4.0 | 3.6 | 4.9 | 4.1 | 4.4 | 4.8 | 5.1 | 5.4 | 5.6 | 5.9 | 6.2 |
E.M. Joao Dornas Filho | 4.5 | 4.8 | 6.0 | 4.6 | 4.9 | 5.3 | 5.6 | 5.8 | 6.1 | 6.3 | 6.6 |
E.M. Cel Praxedes | 4.5 | 5.6 | 6.7 | 4.6 | 4.9 | 5.3 | 5.6 | 5.8 | 6.1 | 6.3 | 6.6 |
Fonte: INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
No resultado do PROEB, em 2008, 23,61% dos alunos (68 alunos dos 288 avaliados) estavam no nível de desempenho recomendável. E em 2009 este percentual passou para 39,26% (126 alunos dos 321 avaliados). No baixo desempenho apresentávamos um percentual de 34,72% (100 alunos dos 288 avaliados) que baixou para 16,83% (54 alunos em 321 avaliados) – dados coletados no Centro de Referência Virtual do Professor da Secretaria de Estado de Educação.
Tais resultados vêm confirmar que estamos no caminho certo e o quanto nossas ações são importantes para a aprendizagem de nossos alunos. Estamos conseguindo aumentar o percentual de alunos no nível recomendável de aprendizagem e diminuir o percentual de alunos de baixo desempenho. Isto foi uma conquista alcançada dia a dia na sala de aula com observações, análises, tentativas, acertos e erros. Não é uma tarefa fácil tirar um aluno do nível baixo de aprendizagem e passá-lo para um nível melhor. É a dedicação e o engajamento de todos nas escolas que nos fazem acreditar que a educação é o caminho.
Parabéns a todos!
Lélia de Oliveira Costa
Coordenadora Pedagógica
do Ensino Fundamental da Rede Municipal
Parabéns a todas as escolas pelos bons resultados apresentados
nas avaliações externas e pelas melhorias no IDEB!
Vocês, profissionais da educação, são um orgulho para nós.
Vera Lúcia Cardoso Couto
Secretária Municipal de Educação