O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou na quinta-feira (27) uma campanha publicitária para estimular a doação voluntária de órgãos no país. Com o slogan “Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas” e protagonizada pelo ator José de Abreu, essa ação conta também com a participação de uma transplantada de coração, Nívea Maria Castro Alves, de 12 anos. Serão distribuídos 200 mil cartazes, 500 mil folderes, anúncios em jornal e revista, outdoors, peças para internet e redes sociais (Facebook, Orkut, You Tube), entre outros. A campanha ficará no ar durante 15 dias.
Na ocasião, o ministro Padilha homenageou instituições e pessoas que se destacam na promoção de ações em prol da doação de órgãos. Foram entregues dois troféus, do artista plástico Darlan Rosa. Um deles foi para Luís Augusto Pereira, que é pioneiro na área e coordenou por mais de uma década a central de transplante do estado de São Paulo. Outro troféu foi entregue a Adalberto Bogson, vice-presidente Técnico da Companhia Gol Linhas Aéreas.
Também foram entregues placas em homenagem ao trabalho do Defensor Público do Estado do Ceará, Régis Gonçalves Pinheiro; o chefe da Equipe Transplantadora do Estado da Paraíba, Rafael Fábio Maciel; a presidente da Associação Pan-Americana de Bancos de Olhos do Brasil e vice-presidente da Associação Pan-Americana de Bancos de Olhos Internacional, Luciene Barbosa de Souza; e às instituições Instituto de Cardiologia de Brasília, Hospital Adão Pereira Nunes em Duque de Caxias – RJ e TV Cidade Verde de Teresina – PI.