Não há registro de febre maculosa em Bom Despacho

Doença é transmitida ao homem pelo carrapato.

A febre maculosa é uma doença transmitida ao homem pelo carrapato. Entre as espécies mais comuns está a do carrapato-estrela, conhecido também como carrapato-de-cavalo, rodoleiro, vermelhinho ou mucuim.

Os carrapatos vivem em vários ambientes e também em animais como cavalos, bois, cães, capivaras e outros. “É uma doença que, se tratada nos primeiros dias, tem cura. Por isso, caso a pessoa vá em local que tenha a presença de carrapato e alguns dias depois sentir febre, dor de cabeça e no corpo, mal- estar, deve procurar a UBS mais próxima de casa”, destacou a secretária de Saúde, Tamara Bicalho.

Saiba como se prevenir:

* Em pescarias, passeios ecológicos ou na lida com animais, utilize bota, calça e blusa de mangas compridas e de cores claras para facilitar a visualização dos carrapatos;
*Mantenha sempre os pastos limpos e roçados para diminuir a população de carrapatos;
*Crie bois separados dos cavalos;
*Consulte sempre o veterinário para manter os animais livres de carrapatos;
*Evite caminhar, sentar-se ou deitar-se em áreas onde existam carrapatos;
*Verifique o corpo das crianças após passeios em locais com a presença de carrapatos.

Caso encontre algum carrapato:

*Não esprema com as unhas e não encoste objetos quentes como cigarro ou fósforo;
*Retire o carrapato com uma pinça fazendo leves torções.