Ontem, dia 31, aconteceu o lançamento do documentário A Mata Conta a Sua História, filme que conta a história da Mata do Batalhão sob o olhar de pessoas que estão ligadas à sua preservação e história. Veja o filme clicando aqui.
O lançamento aconteceu no auditório do 7º Batalhão da Polícia Militar com a presença de autoridades, escoteiros e usuários do parque e membros da associação SOS Mata do Batalhão que conheceram um pouco mais da história do parque registrada para a posteridade. Veja fotos da exibição clicando aqui.
Saiba mais: O Parque Natural Municipal Mata do Batalhão, criado em janeiro deste ano com o Decreto 10.223, é uma área de mais de 34 hectares na região central de Bom Despacho, ao lado da Vila Militar. O espaço é um refúgio de mata nativa para toda a população e é frequentemente utilizada por estudantes e atletas para corridas, ciclismo e diversas outras atividades que são praticadas ao ar livre.
Em 2022, a Secretaria de Obras cercou toda a sua área, o que era uma demanda antiga da população e que contribui com toda a estruturação física do parque.
A Prefeitura apoiou a produção com repasse de recursos e na produção: A Secretaria de Cultura repassou recursos da Lei Paulo Gustavo, valor de R$ 25.057,72, para a produção do documentário e a Assessoria de Comunicação apoiou a produção com gravações de entrevistas e outras imagens.
Recursos da Lei Paulo Gustavo financiaram mais produções cinematográficas em BD: A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo foi responsável por captar recurso federal, disponibilizado pela Lei Paulo Gustavo, preparar o edital de premiação para produção de curta-metragem de ficção, documental, produção de videoclipes e de núcleo recreativo e selecionar as dez melhores propostas, recebendo cada uma delas o incentivo de R$ 25.057,72.
“Fico feliz e emocionada com os resultados já exibidos pelos premiados, a exemplo dos documentário: ‘A Mata Conta a Sua História’. São muitas produções de qualidade que contam parte da história de nossa cidade e muitos deles já estão disponíveis no YouTube”, afirmou a secretária de Cultura, Rosimaire Santos.
Conheça todos os premiados e os seus projetos:
- João Paulo da Silva – Portas Abertas
- Jhonatan Max Samer Melo Sousa – Raízes e Sabores
- Andreia Nagila da Silva – Oh, ya!
- Web Radio Central Ltda – As Vozes do Reinado
- Felipe Michael Lopes de Sousa – Cidade Sorriso: Um Mosaico Cultural
- Herberton Sabino – Nossa História
- Fábio José Antunes Pontes – Expectadores da História
- Alexandre Sanches Magalhães – A Mata conta sua história
- Cecília Pinto Santos – O Jatobá ainda vive
- Ricardo Trindade Cançado – Cantando Nossa História