Prefeitura inicia Projeto de Melhoria Genética bovina onde produtores podem multiplicar os rebanhos

Foi lançado na tarde desta terça-feira, 21 de maio,  o Projeto Mais Pecuária Brasil em Bom Despacho, uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares (CONAFER) que visa o melhoramento genético do rebanho bovino leiteiro e de corte. Serão mais de 100 inseminações de gado em cada uma das seis etapas, ultrapassando 600 gados inseminados.

O projeto, criado para revolucionar a produção agropecuária familiar, proporciona aos produtores multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros de alta qualidade. Aumentando a produção de carne e leite, consequentemente o produtor aumentará a renda familiar, fomentando ainda mais o desenvolvimento econômico de Bom Despacho.

“Eu acreditei muito na ideia, liguei para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e em dois dias eles já tinham me apresentado o projeto e agendado a inseminação. Tudo muito rápido e ágil”, destacou Célio Mendes, produtor.

A inseminação é feita por técnicos e veterinários qualificados e de forma gratuita. “É muito importante a adesão dos municípios ao Projeto e a prefeitura de Bom Despacho deu um importante passo. Temos outros projetos e tenho certeza que continuaremos essa parceria com o Município”, avalia o médico veterinário da CONAFER, Renato Teles.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Neide Braga, ressalta que este é um projeto de médio e longo prazo, visando a economia continuada. “Daqui nove meses teremos a primeira remessa de gado com essa melhoria genética, mas ao longo do tempo será visto o melhoramento do gado e a qualidade do leite e carne ofertados”.

“Nem precisamos dizer a importância que o agro tem no nosso Município e em todo o país. A gente não tem medido esforços buscando projetos que podem mudar a história de Bom Despacho e este projeto vai lá no pequeno e médio produtor que precisa de incentivo. São estes tipos de projetos, visando o futuro, que a gente quer para a evolução de Bom Despacho”, finalizou o prefeito Doutor Bertolino.

Participaram ainda da solenidade de lançamento do projeto, representantes do Sicoob, Una Bom Despacho e Câmara Municipal de Vereadores.