Iniciativa promoverá ressocialização e redução da reincidência
Nos próximos dias, a Prefeitura de Bom Despacho e a Secretaria de Estado de Defesa Social assinarão convênio autorizando que presos em regime semi-aberto e bom comportamento trabalhem na capina, limpeza urbana e combate à dengue. “Usaremos toda a mão de obra apta. Vamos cumprir nosso papel social ajudando na ressocialização destes detentos”, destaca o secretário de Administração, Denis Carvalho.
Os detentos contratados serão da cadeia de Bom Despacho, grande maioria bom-despachense. “Trabalhei em Pará de Minas, onde o projeto funciona perfeitamente e só tem oferecido vantagens para a população. Até o comportamento deles melhorará e isso nos ajudará a manter a ordem e prevenir rebeliões, como as que temos visto no Acre, Amazonas e Rio Grande do Norte”, afirma o diretor da cadeia municipal, Alex de Almeida.
Projeto existe há mais de 10 anos – Em Minas, este tipo de convênio existe desde 2004. Mais de 300 parcerias já foram fechadas para ressocializar mais de 14 mil presos, de 50 municípios. “Este é o único caminho para a ressocialização e redução da população carcerária”, enfatiza Filipe Simões, diretor de Trabalho e Produção do Governo de Minas.