Semana do Meio Ambiente: Prefeitura marca o momento com conscientização e remoção de materiais recicláveis da cidade

Conheça também o quanto a coleta seletiva em Bom Despacho tem sido ampliada e veja como apoiar o meio ambiente durante todo o ano.

A última quarta-feira, dia 5 de junho, foi o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realizou uma série de ações para celebrar a data e conscientizar a população a respeito da importância de se preservar a natureza e dar a correta destinação a materiais recicláveis; como garrafas (de vidro ou de plástico), papéis, lixo eletrônico; ao longo da semana.

A SMMA promoveu diversas ações com estudantes das escolas de Bom Despacho e ainda realizou ações no Engenho do Ribeiro e na Praça do Rosário com troca de recicláveis de mudas de árvores nativas e frutíferas e rua de lazer por materiais recicláveis. Veja fotos das ações no Engenho do Ribeiro e na Praça do Rosário.

Coleta seletiva em Bom Despacho recolhe desde papéis e plásticos até vidros e lixos eletrônicos: A coleta de recicláveis em Bom Despacho está crescendo a cada ano e amplia os tipos de materiais que podem ser recolhidos para removê-los. Além de garrafas pet, papéis, lixos eletrônicos e outros, neste ano a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Recicláveis de Bom Despacho (Reciclabom) começou a recolher vidros como garrafas; como de cervejas, refrigerantes, sucos e outras; e vidros de mantimentos (palmito, azeitona, geleia, etc).

Veja os pontos de coleta de vidro na cidade:

• Reciclabom: Rua Guiné Bissau, 124, bairro Dom Joaquim. Contato (37) 99146-6144 (Gervásio) ou (37) 99802-4029 (Manoel).
  • Codere Resíduos: Fazenda Moreira (antiga Febem). Contato (37) 99925-2491 (Odair).
  • SMMA: Avenida Maria da Conceição Del Duca, 150, bairro Jaraguá, 2º andar, sala 49. Contato: (37) 3520-1406, (37) 99148-2026 (José Ascânio).

Coleta de lâmpadas: A Prefeitura também inaugurou um ecoponto em sua sede administrativa para recolhimento de lâmpadas para que elas sejam descartadas adequadamente ou reaproveitadas por fabricantes. A ação é muito importante pois o interior dessas lâmpadas possui produtos químicos como mercúrio, chumbo e cádmio que são altamente poluentes e não podem ser descartados no lixo comum.

Apoie você também o descarte correto de lâmpadas: Quando uma lâmpada queimar, não a descarte no lixo comum. Você pode levá-la a uma loja que vende lâmpadas no município ou ao ponto de coleta da Prefeitura (Avenida Maria da Conceição Del Duca, 150, bairro Jaraguá), em dias úteis, no período de 8h às 18h.

Ao levar as lâmpadas a algum dos pontos, lembre-se de embalá-las em plásticos, caixas ou papéis de forma que não quebrem ou que não firam as pessoas que manusearão as lâmpadas.

A Prefeitura faz e apoia o plantio de árvores pela cidade: A Prefeitura, por meio da SMMA e apoiadores, faz plantio de mudas pela cidade em suas praças, vias públicas e na Mata do Batalhão, um dos patrimônios ambientais mais importantes da cidade.

Se você sabe de alguma árvore que esteja em más condições, ameaçando cair em sua rua, entre em contato com a Ouvidoria da Prefeitura. Se você tem algum projeto de plantio de árvores em BD, entre em contato com a SMMA pelo e-mail meioambiente@pmbd.mg.gov.br.