Teste do pezinho, realizado em todas as UBSs de BD, pode salvar a vida de seus filhos

Hoje, dia 6 de junho, é o Dia Nacional do Teste do Pezinho, importante exame realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em recém-nascidos – de 0 a 28 dias de vida – para identificar distúrbios e doenças para que seja feita a intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo.

Para realizar o exame no tempo oportuno (preferencialmente entre o 3º e o 5º dia após o nascimento e 48 horas após a primeira amamentação/alimentação do recém-nascido), procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende o seu bairro.

Com algumas gotas de sangue retiradas do calcanhar do recém nascido é possível identificar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas e tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

“Não há impedimento para a realização do teste em crianças que passaram do prazo indicado. Porém, quanto mais cedo for realizado, mais rápido será iniciado o tratamento daqueles que apresentarem alterações nos resultados”, afirmou Roberta Giovani, gerente da Atenção Básica na Saúde.