Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Prefeitura de Bom Despacho
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Informação de confiança faz a diferença.

Cada gota de leite materno é um gesto de amor. Cada orientação faz a diferença

Ipê Campestre Clube é o grande campeão do Campeonato Municipal Master 2026

🕊️ 22 de Julho: Dia Municipal da Paz e da Conciliação 🤝

Jovens estão cada vez mais conscientes e longe das drogas com ajuda do Proerd

2ª edição do Festival Esportivo das Escolas Municipais reúne mais de 450 participações em Bom Despacho

Ministro da Educação visita Bom Despacho e assina início das obras do Bloco Didático do IFMG

 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação contra a dengue na rede pública de Bom Despacho continua normalmente.

A vacina disponibilizada no município permanece autorizada pelos órgãos competentes e é fundamental para proteger crianças e adolescentes contra as formas mais graves da doença.

📍 Procure a unidade de saúde de referência, confira a situação vacinal e complete o esquema de imunização.

Cada gota de leite materno é um gesto de amor. Cada orientação faz a diferença

Se você está gestante ou vive o puerpério, reserve essa data!

A Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma palestra especial para esclarecer dúvidas, compartilhar orientações e fortalecer a confiança das mães na amamentação.

🤱 Amamentar é cuidar. É proteger. É fortalecer vínculos para toda a vida.

📅 25 de junho
📍 Auditório da Santa Casa

Esperamos você para esse momento de aprendizado, acolhimento e troca de experiências. 💛

No último dia 21 de junho, aconteceu a grande final do Campeonato Municipal Master, competição promovida pela Liga Municipal de Desportos com o apoio da Prefeitura Municipal de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Confira as fotos da competição

Em uma partida emocionante, o Ipê Campestre Clube conquistou o título ao vencer o Cristalino Esporte Clube na disputa por pênaltis, após um confronto equilibrado e marcado pela dedicação e espírito esportivo das duas equipes.

A Prefeitura Municipal de Bom Despacho tem orgulho de apoiar iniciativas que fortalecem o esporte local, promovem a integração entre os atletas e valorizam a tradição do futebol em nosso município. Investir no esporte é investir em saúde, lazer, convivência social e qualidade de vida para toda a população.

Você sabia que o nosso município tem um dia dedicado exclusivamente a promover a harmonia social?

Instituído pela Lei Municipal nº 2.944/2023, esta data destaca a importância cultural, social, educativa e espiritual do diálogo e da resolução pacífica de conflitos em nossa comunidade.

Para colocar em prática os objetivos dessa lei, convidamos você para uma manhã de cidadania e serviços gratuitos na Praça da Matriz!⚖️

Frente de Atendimentos e Cidadania (das 08h00 às 10h30):

Teremos uma estrutura completa com órgãos públicos e parceiros da nossa cidade unidos para oferecer conciliações, orientações jurídicas e apoio direto ao cidadão.

A paz social se constrói no dia a dia e com a participação de todos. Venha exercer a sua cidadania! ❤️

📍 Local: Praça da Matriz (Ponto de apoio: Biblioteca Municipal)

📅 Data: 22 de julho, a partir das 08h

Jovens estão cada vez mais conscientes e longe das drogas com ajuda do Proerd

Programa recebe apoio da Prefeitura e continua formando cidadãos responsáveis e conscientes formou nova turma nesta quinta-feira

Na última quinta-feira, dia 18 de junho, foi realizada a formatura dos estudantes participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em quadra o Colégio Tiradentes.

Confira fotos da formatura

O programa, realizado em Bom Despacho com apoio da Prefeitura, ensina crianças e adolescentes a resistirem às drogas e situações e pressões sociais com foco no empoderamento juvenil, no desenvolvimento da cidadania e na integração entre a Polícia Militar, as escolas de Bom Despacho e a comunidade.

O Proerd também promove o desenvolvimento socioemocional controlando a tensão, se comunicarem de forma eficaz e a relatarem casos de bullying de maneira responsável e segura.

Na formatura, os alunos com as melhores redações que retratavam seu aprendizado no programa foram premiados e professores também tiveram menção honrosa pelo seu trabalho com as turmas. Os alunos e professores campeões foram:

Alunos:

  • Escola Municipal Coronel Praxedes: Alícia Ferreira Lacerda.
  • Escola Municipal Flávio Cançado Filho: Henrique Silva Oliveira.
  • Escola Estadual Coronel Egídio Benício de Abreu: Paulo Henrique Ferreira.
  • Escola Estadual Coronel Robertinho: Ana Cecília dos Santos.
  • Colégio Tiradentes: Pedro Augusto Bernardo Pinto

Professores:

  • Simone Silva Rodrigues, representando a Escola Municipal Coronel Praxedes.
  • Ana Luía Ferreira de Freitas, representando a Escola Municipal Flávio Cançado Filho.
  • Lucélia Alves de Souza, representando a Escola Estadual Coronel Egídio Benício de Abreu.
  • André Gonzaga de Mendonça, representando a Escola Estadual Coronel Robertinho.
  • Priscila e Mariana Faustina, representando o Colégio Tiradentes.

A Prefeitura de Bom Despacho parabeniza os alunos, pais, professores, escolas, Polícia Militar e parceiros pela iniciativa e por promover uma sociedade cada vez mais livre de drogas, da violência e consciente de seu papel.

A Prefeitura de Bom Despacho está realizando o Concurso Público 1-2.026 para o cargo de Auditor-Fiscal Agropecuário / Médico Veterinário para preencher uma vaga mais cadastro de reserva. O prazo para inscrição é até segunda-feira (22/06)

Aproveite a oportunidade: O edital e as retificações estão disponíveis no DOMe e no site do instituto responsável pelo certame.

🔎 Acesse, leia atentamente o edital e fique atento aos prazos.

A Prefeitura de Bom Despacho realizou, entre os dias 25 e 29 de maio, a 2ª edição do Festival Esportivo das Escolas Municipais. A iniciativa teve como principal objetivo incentivar a prática esportiva entre os estudantes da rede municipal, promovendo saúde, lazer, integração social e o fortalecimento do espírito esportivo.

Confira as fotos

O festival contou com mais de 450 participações de alunos das escolas Dona Duca, Coronel Praxedes, Virgílio Antônio, Flávio Cançado e João Dornas Filho. Durante os cinco dias de competição, os estudantes disputaram as modalidades de futsal, queimada, cabo de guerra e atletismo/corrida, demonstrando talento, dedicação e trabalho em equipe.

A Administração Municipal parabeniza todas as escolas, estudantes, professores e servidores envolvidos pela dedicação e pelo espírito esportivo demonstrados durante o festival, contribuindo para o sucesso de mais uma edição do evento. Além das disputas esportivas, o evento proporcionou momentos de convivência, respeito e integração entre os participantes, reforçando valores importantes para a formação dos alunos.

A Prefeitura recebeu, nessa terça-feira, 16, mais de 20 caixas de hortaliças doadas por produtor rural de Bom Despacho para serem distribuídos à população de baixa renda beneficiando aproximadamente 50 famílias.

A Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura foi até ao local da produção buscar os alimentos frescos que serão encaminhados ao Banco de Alimentos para preparação e serão entregues aos CRAS’s para distribuição.

Hoje, dia 17 de junho, Bom Despacho recebeu pela primeira vez em muitos anos a visita do ministro da Educação. Na oportunidade, o ministro assinou a Ordem de Serviço para a construção do Bloco Didático do Campus Bom Despacho do IFMG, obra cujo valor supera R$ 7,4 milhões.

O encontro marca a valorização da cidade de Bom Despacho e região com um grande investimento na educação e também coloca o município como importante centro para o desenvolvimento educacional de Minas Gerais.

A Prefeitura de Bom Despacho informa que, a partir das 23h de hoje, o semáforo da Praça da Matriz passará a operar em amarelo intermitente no período das 23h às 5h.

A medida tem como objetivo proporcionar mais mobilidade ao trânsito, sem deixar de lado a segurança de motoristas e pedestres durante o período de menor fluxo de veículos.

⚠️ Atenção, condutor: ao se aproximar do cruzamento, reduza a velocidade, redobre a atenção e dê preferência ao pedestre. A parada total será necessária apenas quando houver pedestres com intenção de atravessar a via ou situações que exijam essa conduta para garantir a segurança.

🤝 Respeitar a sinalização e dirigir com prudência é responsabilidade de todos. Juntos, construímos um trânsito mais seguro e organizado para Bom Despacho.

A inauguração do Parque Girassol representa mais um importante avanço na construção de uma cidade mais inclusiva, acolhedora e acessível para todos. Muito mais do que um espaço de lazer, o parque nasce como um ambiente de convivência, desenvolvimento, respeito às diferenças e promoção da qualidade de vida.

Esta conquista beneficiará pessoas autistas, suas famílias e toda a população, além de fortalecer o trabalho das entidades que atuam diariamente em prol da inclusão e do cuidado com quem mais precisa.

Agradecemos a presença de todas as entidades, autoridades, famílias e cidadãos que prestigiaram este momento tão especial. A união de esforços e o compromisso com a inclusão tornam conquistas como esta possíveis e transformadoras para o nosso município.

Que o Parque Girassol seja um espaço de acolhimento, alegria, aprendizado e muitas histórias felizes para as futuras gerações. 💛🌻

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o elo entre a sua família e a Unidade de Saúde. Por meio de visitas domiciliares, orientações e acompanhamento contínuo, esse profissional ajuda a promover mais saúde, prevenção e qualidade de vida para toda a comunidade.

✅ Acompanha famílias e monitora a saúde da população
✅ Orienta sobre prevenção de doenças e hábitos saudáveis
✅ Incentiva e acompanha a vacinação
✅ Fortalece o acesso aos serviços de saúde

O ACS está presente no dia a dia, levando informação, cuidado e acolhimento para quem mais precisa.

O Junho Violeta nos lembra da importância de proteger quem dedicou uma vida inteira à construção da nossa sociedade. Na segunda-feira (15) foi feita conscientização, acolhimento e celebração da pessoa idosa em Bom Despacho. Porque envelhecer com dignidade é um direito de todos.

Com apoio da Prefeitura, as equipes do projeto Bom na Escola, Ferinha no Esporte participaram dos XXI Jogos Mirins de Lagoa da Prata, realizados entre os dias 7 e 29 de março, na modalidade futsal.

O município esteve representado nas categorias Mirim, Petiz, Infantil e Juvenil, além da participação da equipe da Praça de Esportes de Bom Despacho na categoria Infanto. A competição reuniu equipes de diversas cidades da região, como Lagoa da Prata, Formiga, Bambuí, Santo Antônio do Monte, Nova Serrana e Bom Despacho.

As equipes do projeto Bom na Escola, Ferinha no Esporte alcançaram excelentes resultados, conquistando o título de campeão na categoria Petiz e o vice-campeonato na categoria Mirim.

A Administração Municipal parabeniza todos os atletas, treinadores e familiares pelo empenho, dedicação e espírito esportivo demonstrados durante a competição, reafirmando seu compromisso com o incentivo ao esporte e à formação dos jovens do município.

No dia 30 de maio, uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Bom Despacho e o Projeto Desenvolve transformou a Escola de Formação do Servidor Público (Efesp) no epicentro regional de capacitação e networking no mercado de trabalho. O evento ofereceu a estudantes e profissionais um dia intenso de imersão prática e conexões com o cenário corporativo atual.

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos talentos do município, a Prefeitura e o Projeto Desenvolve estruturaram um cronograma dinâmico dividido em dois turnos.

Posicionamento digital e estratégia na manhã

A abertura do evento refletiu o cuidado da gestão municipal e dos coordenadores do projeto na recepção dos participantes, que receberam materiais de apoio logo no credenciamento. Na primeira palestra do dia, o especialista Leandro Costa de Azevedo comandou o painel “Carreiras e LinkedIn”. Durante a apresentação, os participantes puderam entender a fundo a importância do marketing pessoal e do posicionamento digital na busca por novas oportunidades.

Capacitação em empregabilidade prática e construção de portfólio

No período da tarde, foi realizada a palestra intitulada “Empregabilidade Prática: Experiência antes da vaga”, ministrada por Arthur Amaral Lima. O objetivo principal do encontro foi orientar os participantes sobre como construir um portfólio sólido utilizando projetos e soluções para problemas reais, gerando redes de contatos e indicações antes mesmo de conquistar o primeiro emprego na área de tecnologia. Durante a apresentação, foram abordadas estratégias para superar a falta de experiência tradicional , o uso da inteligência artificial como aceleradora no desenvolvimento e a importância de criar evidências práticas de capacidade técnica para atrair oportunidades no mercado.

Encerramento e legado

Com o sucesso desta edição, a Prefeitura de Bom Despacho e o Projeto Desenvolve reafirmam o compromisso mútuo de transformar o município em polo de referência para a capacitação contínua, gerando emprego, renda e novas perspectivas para o futuro da região.