Prefeitura passa a oferecer Raio-X odontológico de forma gratuita

Mais de R$ 100 mil em recursos próprios serão investidos anualmente para beneficiar a população.

A prefeitura municipal de Bom Despacho oferece mais um benefício a população. A partir desta segunda-feira (13), serão ofertados exames de raio-x para casos específicos de usuários em tratamento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As 17 UBSs de Bom Despacho contam com equipes odontológicas que resolvem cerca de 80% dos problemas de saúde bucal como: restauração, exodontia, pediatria, limpeza, extração de dentes e pequenas cirurgias.

Dentro deste processo, quando necessário, os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para tratamentos mais complexos e muitos deles abandonavam o tratamento por não ter acesso a radiografia odontológica que não é ofertada dentro dos programas dos Governos Estadual e Federal.

“Muitas vezes a tecnologia é uma barreira de acesso, muitos usuários abandonavam o tratamento por não ter condições de pagar pelo raio-x. Sensibilizado com isso, através de recursos próprios do município, o prefeito Dr. Bertolino decidiu ofertar este benefício a população. Muito mais que oferecer a radiografia, estamos querendo quebrar as barreiras de acesso”, enfatiza Murilo Machado Franco, coordenador municipal de Saúde Bucal.

O exame será solicitado pelo cirurgião dentista nas unidades de saúde quando houver necessidade. “Este serviço vai ajudar bastante a população, vai facilitar a inclusão de pacientes com mais necessidades. É um procedimento oneroso e muitas vezes o paciente não tem condições de pagar e dificulta a continuidade do tratamento”, destaca o cirurgião dentista da UBS do Rosário, Dr. Saulo César Tavares Costa.

Na rede particular, cada radiografia pode custar cerca de R$ 100,00 e pelo município, o paciente não pagará nada. “Vamos monitorar cada radiografia a ser feita, priorizando os que mais necessitam, ofertar para aqueles que realmente precisa. O maior desafio do Sistema de Saúde não é somente ofertar, mas ofertar de forma útil”, esclarece Murilo.

O primeiro paciente a ser beneficiado pelo raio-x gratuito foi o Geraldo dos Santos. “Eu vim fazer a radiografia de graça e a prefeitura vai ajudar a quem precisa”.

Serão ofertados dois tipos de raio-x: o periapical que é indicado para pessoas em tratamento em periodontia; e o panorâmico, indicado para casos de cirurgia bucal. O fornecedor já está credenciado e realizando os atendimentos. “Estamos atendendo estes pacientes SUS, encaminhados pela prefeitura. Com esta parceria, a prefeitura abre um precedente muito grande e na nossa região eu desconheço alguma prefeitura que arque com estes exames de imagem odontológico para os pacientes do SUS”, enfatiza Douglas Lacerda, técnico em radiologia.

Raio-X próprio

Os próximos passos a serem seguidos pelo Executivo Municipal é a aquisição de cinco aparelhos de raio-x. “Os aparelhos já estão licitados e serão colocados em unidades estratégicas como as mais distantes ou as que tem maior demanda”, revela Murilo.