Educação em Tempo Integral já é realidade nas Escolas Municipais

A Prefeitura já implantou a Educação em Tempo Integral nas escolas municipais, para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com uma carga horária diária de mais de 10 horas, os alunos participam das mesmas aulas do Ensino Regular e, na parte diversificada, têm acesso a atividades como dança, futsal, tecnologia digital, xadrez, Literar, Educação física, atividades com a psicóloga e Língua Inglesa.

A iniciativa oferece para as crianças a garantia de um tempo de qualidade e a integração das dimensões cognitivas, éticas, estéticas, culturais, sociais e políticas. Promove ainda o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de uma matriz curricular abrangente.

“Acreditamos que essa abordagem oferece uma educação mais completa e inclusiva, que vai além do conteúdo tradicional e prepara nossas crianças para serem cidadãos conscientes, críticos e participativos. O tempo estendido na escola permite que nossos alunos tenham acesso a uma variedade de atividades que enriquecem seu aprendizado e desenvolvimento pessoal”, relatou a Secretária de Educação, Gabriela Fernandes.

A Matriz Curricular da Educação Integral é composta pelo Núcleo Comum, obrigatório, que abrange: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Além disso, há uma parte diversificada que abrange: Acompanhamento Pedagógico em Linguagens e Matemática, Cultura, Arte e Educação Patrimonial, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Comunicação, Uso das Mídias, Cultura Digital e Tecnológica, Saúde e Educação Socioemocional.

Bom Despacho está entre os 10 municípios do Estado que mais investem em Educação – O ensino integral proporciona inúmeros benefícios às crianças. Além de aprofundar os conhecimentos acadêmicos, ele desenvolve habilidades socioemocionais, promove a criatividade e incentiva a prática de esportes e atividades culturais. As crianças aprendem a lidar com diferentes situações de forma ética e respeitosa, tornando-se cidadãos mais completos e preparados para os desafios do futuro.