A verdade sobre o Bom Despacho Rodeio Show

Mais uma vez mentem, manipulam e mascaram a verdade dos fatos. Por este motivo, a administração do Município de Bom Despacho informa que a arrecadação direta de Imposto Sobre Serviços (ISS) totalizou R$139.149,25.

Valores arrecadados:
ISSQN sobre produção do evento R$ 21.650,00;
ISSQN sobre o show de Maria Cecília e Rodolpho R$ 8.500,00;
ISSQN sobre o show de João Bosco e Vinícius R$ 13.500,00;
ISSQN sobre o show de Henrique e Juliano R$ 58.000,00;
ISSQN sobre o show de Rayane e Rafaela R$ 2.499,25;
ISSQN sobre o show de Simone Mendes R$ 35.000,00;

Além desse valor, o evento teve um impacto significativo na arrecadação indireta do imposto. Em setembro de 2023, o município arrecadou R$1.205.079,34 em ISSQN. Em 2024, após a realização do rodeio, essa arrecadação saltou para *R$1.604.082,03*. Esse aumento expressivo ressalta a contribuição do evento para o fortalecimento das finanças municipais.

Esse resultado reflete um aumento notável de 33,9% na arrecadação do ISSQN, com um aumento de R$399.002,69 entre os dois anos. Esses dados evidenciam não apenas a capacidade do evento de promover cultura e lazer, mas também seu impacto financeiro positivo significativo para o município. Assim, o “Bom Despacho Rodeio Show” se destaca como um catalisador para o desenvolvimento econômico local, além do retorno de ICMS que veremos com o decorrer dos meses, já que o evento movimentou o comércio de roupas, sapatos, bebidas, alimentos, combustível, etc.

Ao realizar esse tipo de evento, o município não busca lucros, mas sim o bem-estar da sua população. Com um investimento no Bom Despacho Rodeio Show, o foco estava em proporcionar alegria e promover um impacto positivo no comércio e no turismo local, não necessariamente em recuperar esse valor. Ainda assim, observamos um retorno financeiro direto de R$139.149,25 e um impacto indireto que se aproxima de R$400.000,00. Em termos financeiros, isso significa que o evento quase se pagou em relação à participação do município. Culturalmente, o evento foi bem recebido pela comunidade, refletindo o contentamento dos cidadãos de Bom Despacho. Esses resultados reafirmam a importância de investir em iniciativas que promovem o lazer e a cultura na nossa cidade!

Para que o evento ocorresse, o município repassou ao Sindicato Rural o valor de R$260.000,00, através de termo de fomento 04/2024, publicado no diário oficial do município em 16/07/2024. Esses recursos são proveniente de emenda parlamentar especial do deputado federal Diego Andrade (PSD) para a Secretaria de Cultura e só poderiam ser utilizados na pasta de Cultura. O objetivo deste repasse é subsidiar parte da estrutura do evento. Além disso o município investiu R$170.000,00 na contratação do show de Maria Cecília e Rodolfo e R$270.000,00 na contratação do show de João Bosco e Vinícius, ambos realizados na quinta feira 12 de setembro, totalmente aberto e gratuito ao público. Neste dia foram arrecadadas mais de 5 toneladas de alimentos não perecíveis direcionados às entidades cadastradas no banco municipal de alimentos. O comércio de vestuário, acessórios e serviços de segurança, alimentação e beleza experimentou um movimento econômico bastante positivo.