Bom Despacho inicia uso de drone no combate ao mosquito Aedes aegypti

A prefeitura de Bom Despacho, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), iniciou hoje, 1º de agosto, a utilização de Veículos Aéreos não Tripulados (VANT), conhecidos como “drones”, como suporte às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya.

Os drones farão mapeamento de focos de mosquito transmissor através de sobrevoo da cidade para capturar imagens georreferenciadas, que serão processadas para identificar possíveis focos de reprodução do mosquito. Após o mapeamento, serão realizadas ações para eliminar os focos e possíveis criadouros.

Os drones são especialmente úteis em áreas de difícil acesso, garantindo uma cobertura abrangente e eficiente. Inicialmente o equipamento será utilizado nos bairros Babilônia, Santo Antônio, Dom Rafael, Novo Dom Joaquim, Dom Joaquim, São Vicente, Novo São Vicente, Novo Horizonte e Nossa Senhora de Fátima.

Os referidos bairros foram definidos em razão da baixa cobertura de imóveis trabalhados pelos Agentes de Combate às Endemias (imóveis fechados ou que moradores não autorizam a entrada do agente para a inspeção), de imóveis com depósitos com larvas positivas para Aedes aegypti nos dois Levantamentos Rápidos de Índices do Aedes aegypti (LIRAa) realizados no município este ano, de alta incidência de notificação para Arboviroses e de ocorrência de óbitos por Dengue confirmados pela Superintendência Regional de Saúde.

Bom Despacho declarou Estado de Emergência em razão da Arboviroses em 2024, tendo ocorrido uma epidemia de Dengue, chegando a 7.200 casos notificados, com 692 confirmados para Dengue, 14 confirmados para Chikungunya e 6 óbitos com confirmação de Dengue pela Superintendência Regional de Saúde.

Faça sua parte

A Secretaria Municipal da Saúde alerta para que a população continue se prevenindo contra o mosquito da dengue, inclusive no inverno. A queda nas temperaturas e o tempo seco não impedem a reprodução do Aedes aegypti. O ciclo de reprodução pode ficar mais lento, mas não deixa de acontecer. É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso o utensílio/vaso/pneu receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias.