Os Agentes de Endemias da Prefeitura passaram por um processo de qualificação sobre uso adequado dos insumos fornecidos pelo Ministério da Saúde, destinados especificamente à erradicação do mosquito Aedes Aegypti.
“Este treinamento foi de grande importância para todos os Agentes de Endemias, com ele tivemos a oportunidade de tirarmos todas as dúvidas que tínhamos e aprendemos ainda mais”, destacou a Coordenadora Janaina Ferreira.
Só este ano, a Secretaria de Saúde já registrou mais de 1.400 notificações de casos de dengue e chikungunya. A situação é alarmante e requer o apoio da população, uma vez que a maioria dos focos está dentro das residências.
Para combater efetivamente o mosquito, a Prefeitura está intensificando suas ações. Além de realizar a limpeza e capinação de lotes de propriedade do Município, os agentes estão realizando visitas domiciliares, promovendo campanhas educativas e aplicaram o fumacê em todos os bairros da cidade. Essas medidas são essenciais para controlar a proliferação do Aedes Aegypti e reduzir os casos de doenças transmitidas por ele.
“A qualificação dos servidores é um passo importante no enfrentamento dessas doenças. Com conhecimento aprimorado e técnicas atualizadas, eles estão mais preparados para identificar os focos de reprodução do mosquito, aplicar os insumos de forma correta e conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros”, relatou Junia Souza, Gerente da Vigilância Epidemiológica.
Faça sua parte – elimine a água parada de calhas, ralinhos, vasos de plantas, bebedouros de animais. Feche caixas d’água e jogue fora objetos que estão ao ar livre e possam ser reservatórios.