História ferroviária em Bom Despacho: Participe da inauguração do Museu Manoel Werneck

Nesta sexta-feira, dia 28, a Prefeitura e a Associação dos Amigos do Museu Ferroviário de Bom Despacho inaugurarão o Museu Ferroviário Manoel Werneck. A ação acontecerá no prédio da Estação Ferroviária, local onde fica o museu, na Praça Olegário Maciel (Praça da Estação), no Centro de Bom Despacho, às 18h30.

O Museu Ferroviário é um marco na preservação da história de Bom Despacho e da região ligada à Estrada de Ferro Paracatu que promoveu desenvolvimento econômico e crescimento urbano. A estação ferroviária, onde fica localizado o museu, foi inaugurada em 21 de outubro de 1921 e teve um papel importantíssimo no transporte de cargas e passageiros até a década de 1960, quando a estação original foi demolida e substituída pelo prédio atual. A estrada passava por cidades como Dores do Indaiá, Melo Viana e Pitangui.

A Prefeitura vem trabalhando continuamente para preservar esta história: em 1996, a Prefeitura assinou convênio com a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) para restauração da Locomotiva Maria-Fumaça nº 325, que atualmente fica localizada em destaque no museu, sendo a primeira peça de seu acervo.

A restauração da Locomotiva 325 foi supervisionada pelo senhor Manoel Werneck, antigo ferroviário que desempenhou papel central na preservação da história ferroviária de Bom Despacho e na criação do museu. Em 2021 a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semuc) realizou três entrevistas com pessoas ligadas a essa história que você pode conferir clicando aqui.

Desde 2013 a Prefeitura Municipal de Bom Despacho trabalhou para a reabertura e valorização do Museu Ferroviário. A Semuc contratou serviço de restauração da Locomotiva 325, empresa de museologia para realização do plano museológico e museográfico, empresa de higienização das peças e serviço de cenografia para a montagem da exposição. A partir disso, a Prefeitura montou o museu novamente. E para valorizar ainda mais o espaço, foi realizada a pintura da edificação.

Conheça um pouco mais da história ferroviária em Bom Despacho clicando aqui