Prefeitura foca na Saúde Bucal: Todas as UBSs contam com cobertura odontológica

Todas as 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município contam com equipes de saúde bucal, beneficiando os mais de 51 mil usuários, visto que 100% das unidades contam com cobertura odontológica por meio das UBSs.

Isso demonstra um grande investimento da Prefeitura na saúde do bom-despachense para atender a demanda cada vez maior na Saúde Bucal.

Nos últimos quatro anos houve um aumento de mais de 230% na média mensal de primeiras consultas odontológicas nas UBSs. Em 2021 a média mensal foi de 305 consultas e, até abril deste ano, a média mensal foi de 1.012 primeiras consultas. Somente no primeiro quadrimestre de 2024 já foram realizados mais de 9.500 procedimentos odontológicos.

No ano de 2022 até a atualidade, tivemos o marco histórico do maior investimento financeiro na saúde, período marcado com grandes aquisições para qualificação do serviço da saúde bucal.

De forma mais detalhada, no ano de 2022 investiu-se na aquisição de 12 novos consultórios dentários que compreende cadeira, equipo, unidade de aguá refletor e mocho.

Além dos consultórios foram adquiridos aparelhos de ultrassom, aparelho fotopolimerizador, aparelho de amalgamador e compressores.

Encontra-se ainda em processo de aquisição materiais para reposição de instrumental, para atendimento a saúde na rede municipal de odontologia contemplando a rede básica e especializada.

Estima-se um investimento de aproximadamente 1 milhão em instrumentalização da odontologia. Esse investimento total já marca o maior investimento na Saúde, sendo que há mais de 10 anos não registrava-se a aquisição desses
materiais que estão sendo repostos, além do ganho de novos equipamentos que irão qualificar ainda mais a assistência a saúde bucal, que se destaque na região.

Raio-X odontológico de forma gratuita

Estão sendo ofertados exames de raio-x para o tratamento odontológico dos pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na rede particular, cada radiografia pode custar cerca de R$ 100 mas, pelo município, o paciente não paga nada. No futuro, a Prefeitura também fará a aquisição de cinco aparelhos de raio-x que serão instalados em unidades de saúde de forma estratégica.