Prefeitura repassa mais de R$ 85 milhões a Santa Casa

A Prefeitura de Bom Despacho destaca investimento histórico na saúde do município. De 2021 até agora, foram investidos R$ 245 milhões, com significativos avanços para os bom-despacheneses. Em um período que a pandemia da Covid-19 demandou maior parte dos recursos no início da gestão, muitas melhorias e investimentos foram realizados no período pós pandêmico, evidenciando a responsabilidade da gestão com a máquina pública.

De 2021 até abril de 2024, a prefeitura de Bom Despacho repassou para a Santa Casa mais de R$ 85 milhões. Foi o maior repasse financeiro da história para a Santa Casa. De 2022 para 2023 houve um aumento de 55%, sendo destinados mais de R$18 milhões em 2022 e quase R$ 29 milhões em 2023.

Somente no primeiro quadrimestre deste ano já foram repassados mais de R$ 11,6 milhões. Podemos destacar que a prefeitura de Bom Despacho está pleiteando a abertura de 20 novos leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo 10 para pacientes adultos e 10 para pacientes pediátricos. As tratativas junto ao Estado e União já tiveram início e estão avançadas.

Este será mais um marco na Saúde do município que, em 2021, já na gestão do Dr. Bertolino, realizou a abertura de 10 vagas de CTI e seis salas para o Centro Cirúrgico. Por meio do pleito realizado pela Prefeitura, a Santa Casa de Bom Despacho, ampliando seu rol de serviços, foi recentemente habilitada pelo Estado como Centro de Referência de Queimados.

Isso significa que Bom Despacho passa ser referência em atendimento a pacientes com queimaduras graves. Essa política visa descentralizar os atendimentos que eram realizados pelo Hospital João XXIII em Belo Horizonte e atender de forma rápida e eficiente os pacientes.

Essa habilitação demonstra o fortalecimento da estruturação da rede de serviços de saúde do município, inclusive como referência em saúde para os demais cidades da região.

A prefeitura, por meio de emendas parlamentares, também conseguiu recursos para a aquisição de um aparelho de ressonância magnética que ampliará o Centro de Imagens da Santa Casa. O investimento é de cerca de R$ 5 milhões.